domingo, 12 de abril de 2015

PROJETO: Drogas licitas e ilicitas


Projeto CLICK EDUCAÇÃO – Lorena já é Futuro
Secretaria da Educação de Lorena em Parceria
Planeta Educação

PROJETO INTERDISCIPLINAR – INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Escola: E.M CAIC
Gestora: Hilda Gonçalves                    
Vice-Gestora: Luciane Adeu
Tema: Drogas licitas e ilicitas
Público Alvo: Ensino Fundamental II – 6º ano ao 9º ano
Ano: 2013

Professores envolvidos:
1) André - Disciplina: Ciências
2) Alcione Costa- Disciplina: Língua Inglesa
3) Monique - Disciplina: Geografia

Mediadora da Informática Educacional: Suellen Fernandes

 OBJETIVO GERAL

 Promover por meio de projeto interdisciplinar um trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso droga na escola.

Objetivos:
Informar sobre os perigos das drogas e seus efeitos na família, escola e sociedade;
• Auxiliar a Escola a tornar-se um espaço capaz de contribuir com a formação transdisciplinar dos educandos, visando torná-los aptos a resistir às propostas desviantes através de uma visão crítica sobre as drogas;
• Facilitar a construção da autoestima da população participante, através da proposta de um programa criativo e participativo de prevenção ao uso indevido das drogas;
• Sensibilizar a escola/alunos para tornar-se parceira na formação pessoal,  através de várias atividades pedagógicas baseadas nos valores humanos;
• Proporcionar uma metodologia transdisciplinar através das Oficinas;
Por meio de roda de conversa fazer com que o aluno reflita sobre; sua postura diante do mundo das drogas, sendo ela licita ou ilícita.
Justificativa:

Para que haja interação do aluno com a escola; deve-se criar estratégias, que possam envolver toda sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. A “Educação Antidrogas” é um tema transversal e multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa questão deve se dar de forma integrada entre as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.
Os professores e todos os demais funcionários devem se envolver, trazendo as diversas instituições públicas e entidades da sociedade civil para dentro da Escola, de modo a ocorrer integração das políticas educacionais com as demais políticas públicas que visam reduzir os danos sociais, à saúde e à vida causados pelo consumo, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de bebidas alcoólicas, fumo e entorpecentes.
Esse projeto foi pensada numa visão de inclusão social, prevenção, pautada em princípios humanistas, de respeito ao próximo, de valorização da diversidade social e cultural.
Assim, acreditamos que esse “Projeto/Drogas” irá contribuir  para a formação do educando, no que tange a conscientização e prevenção das drogas licitas e ilícitas.

Atividades Pedagógicas / Desenvolvimento (por área):
Língua Inglesa: Construir e inferir significado a partir do tema gerador Drogas Licitas e Ilicitas.

Atividades Tecnológicas / Desenvolvimento (por área):
Processador de textos: utilizar recursos da barra ou guia de ferramentas; alterar opções da posição da imagem em relação ao texto.
Apresentação Eletrônica: utilizar os recursos da barra ou guia de ferramentas; criar um conjunto de slides.
Planilha Eletrônica: conhecer os diferentes tipos de gráficos e suas finalidades; inserir gráfico; inserir e alterar legendas e rótulos de gráficos.
Kdenlive (editor de vídeo): criar e editar legendas; criar e editar títulos e créditos; adicionar efeitos de transição e de quadro; editar tempo de exibição do quadro  da transição; utilizar efeitos de som; salvar arquivo.
Internet: utilizar a internet para pesquisar assuntos específicos.

Cronograma:
1ª semana – 20 a 24 de maio
Em todas as disciplinas: apresentação do tema e coleta de informações.
2ª semana – 27 a 31 de maio
Língua Inglesa: Procurar vocábulos inglês relacionado as drogas e fazer um organograma.

3ª semana – 03 a 07 de junho
Língua Inglesa: explicar e selecionar vocábulos sobre drogas licitas e ilicitas
4ª semana – 10 a 14 de junho

Língua Inglesa: tradução de textos com a temática “educação drogas”;

5ª semana – 17 a 21 de junho
Língua Inglesa: - traduzir e comparar letras de músicas que falam de problemas sobre drogas;
- propor aos alunos que pesquisem artistas e músicos de língua inglesa que tiveram problemas com abuso de remédios, álcool e drogas.

6ª semana – 24 a 28 de junho
Língua Inglesa: propor aos alunos que pesquisem artistas e músicos de língua inglesa que tiveram problemas com abuso de remédios, álcool e drogas.

Recursos:
Processador de texto (BrOffice Writer);
Apresentação Eletrônica (BrOffice Impress);
Planilha Eletrônica ( BrOffice Calc);
Kdenlive – editor de vídeo;
Internet

Produto Final:
1) Slides;
2) Vídeo (documentário);
3) Apresentação de seminários e/ou teatro;
4) Desenvolvimento de portfólio;
5) Elaboração de cartazes;
6) Palestra com um profissional da área da Saúde. 

Avaliação:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo o desenvolvimento deste projeto, onde os estudantes serão observados quanto ao envolvimento, interesse, participação oral, escrita e prática; assiduidade, habilidade na solução dos problemas propostos, a postura construída diante do novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.

Referência:

SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha para educadores (Série Por dentro do assunto). 2ª edição. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 48p. Disponível em: www.senad.gov.br

SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha para pais de adolescentes (Série Por dentro do assunto). 2ª edição. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Disponível em: www.senad.gov.br

SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha para pais de crianças (Série Por dentro do assunto). 2ª edição. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Disponível em: www.senad.gov.br

SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Glossário de álcool e drogas / Tradução e notas: J. M. Bertolote. 2ª edição. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

PLANO DE ENSINO MÉDIO 2015 - EJA / 3º Termo

Escola: EE Prof. Francisco de Paula Santos
Disciplina: Língua Inglesa
Ensino Médio/EJA   Ano: 3º Termo
Número de aulas previstas: 02 aulas semanais
Professor: Alcione Aparecida Almeida da Costa

1. Conteúdos

Características do trabalho voluntário;
Trabalho voluntário x emprego;
Revisão verbo TO BE (Afirmativa, negativa e interrogativa);
Revisão números e horas;
O uso dos tempos verbais: presente e passado;
As características e a organização de um anúncio;
Identificação das diferentes habilidades solicitadas de um candidato em anúncio de emprego;
A importânczia da qualificação profissional;
Letra de música What did you do?; uso do verbo no passado e auxiliar;
Letra de música Perhaps love; uso do presente;
O uso e o significado das abreviações;
Verbos que indicam diferentes habilidades;
Descrição de diferentes profissões e campos de atuação profissional;
Construção do curriculum vitae: tipos de currículo;
Edição de currículo (informações pessoais, informação, habilidades e objetivos);
O uso dos tempos verbais: futuro (will, going to);

2. Competências e habilidades

Reconhecer características dos trabalhos voluntários e das pessoas que realizam esse tipo de trabalho: reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal do texto; localizar informações específicas; inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; ler o texto detalhadamente; revisar o presente simples;
Identificar o assunto principal do texto; localizar informações explicitas e inferir significados para compreender a mensagem do texto; discutir a importância e os benefícios da realização de trabalhos voluntários; inferir significados para compreensão do texto; relacionar conhecimentos desenvolvidos a experiências e opiniões pessoais;
Levantamento de ideias; organização, seleção de informações; preparação de rascunho; autocorreção de texto e edição final;
Reconhecer o assunto de um texto por meio de leitura rápida; localizar informações específicas em um texto por meio de leitura detalhada; antecipar o conteúdo de um texto por meio da leitura do título; construir opinião e inferir significados por meio do contexto;
Reconhecer as características de um anúncio de emprego; identificar o leitor-alvo e o suporte; levantar e confirmar hipóteses por meio da leitura de um texto; localizar informações em um texto;
Reconhecer o significado de verbos característicos de anúncios de emprego; categorizá-los e usá-los em contexto; localizar informações específicas em um texto; reconhecer o uso de abreviações em anúncios; refletir sobre a ordem de eventos no processo de busca por um emprego;

3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as atividades propostas

Escrita;
Leitura;
Escuta;
Fala.

4. Sequência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua

Reconhecer a organização de um texto informativo descritivo e um relato de experiência – testemunhal (organização macrotextual);
Relacionar informações, apoiado em inferências;
Localizar informações explicitas em um texto;
Inferir significados para compreender a mensagem;
Levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las a partir da leitura;
Identificar palavras cognatas para compreender um texto;
Reconhecer os usos do tempo verbal presente simples e passado simples;
Trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuindo para o trabalho em grupo;
Reconhecer um anúncio de emprego;
Reconhecer o assunto geral de um texto;
Reconhecer o uso de verbos típicos de anúncios de emprego;
Identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuindo para o trabalho em grupo;
Reconhecer o significado de abreviações em anúncios de emprego.

5. Materiais de apoio pedagógico

Textos indicados no Caderno do Professor;
Dicionário bilíngue;
Recorte de revista ou desenhos com pessoas fazendo trabalhos voluntários;
Recortes de propagandas de revistas ou jornais;
Jornais em português (laboratório de informática);
Papel sulfite;
Livro didático;
Letra de música- xérox;
Filme de acordo com o caderno do professor;
Pesquisa em sites.

6. Expectativas de aprendizagem

  Reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal de um texto e seu suporte;
  Reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal de um texto e seu suporte;
  Localizar informações explicitas, lendo texto detalhadamente;
  Produzir um relato de experiência de voluntariado;
  Promover a reflexão dos alunos sobre qualidades e habilidades pessoais importantes para o trabalho profissional;
  Personalizar um assunto a partir da leitura de um texto, construindo opinião;
  Confirmar hipóteses por meio de leitura rápida de um texto; localizar informações especificas em um texto;
  Reconhecer abreviações em anúncios de emprego e compreender seus significados e suas formas por extenso.

7. Instrumentos de avaliação

o Avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
o Procedimento formativo, com o acompanhamento dos alunos durante a realização das atividades em sala de aula;
o Autoavaliação e registro dos alunos;
o Produção de texto;
o Prova individual.

9. Propostas de recuperação contínua

Os alunos que apresentarem dificuldades deveram rever a matéria estudada e fazer pesquisa de acordo com a orientação do professor;

11. Referências

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor de Língua Inglesa. São Paulo, 2014 – 2017..
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.;
SÃO PAULO: Edições SM, 2012. _(It Ftis;3)
Disponível em: Global Volunteer Network http://www.volunteer.org.nz/costarica/feedback.php. Acesso em:24 set. 2012.
Disponível em: UNITED NATIONS VOLUNTEER http://www.unv.org/ Acesso em: 24 set. 2012.
Disponível em: http://www.pbs.org/newshour/aboutus/openings/?id=4 Acesso em: 06 nov. 2012.
Disponível em : <Thesaurus:<http://thesaurus.com/> Acesso em: 10/03/15.
Disponível em dicionário monolíngue: http://www.ldoceonline.com/. Acesso em: 10/03/15.

PLANO DE ENSINO MÉDIO 2015 - 1ª Serie / 1º Semestre

 
Escola: EE Dr. Edgard de Souza - Aparecida
Disciplina: Língua Inglesa
Ensino Médio Ano: 1ª Serie   1º Semestre
Situações de Aprendizagem: 1 a 9
Número de aulas previstas: 02 aulas semanais
Professor: Alcione Aparecida Almeida da Costa

1. Conteúdos 

Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como  língua materna;
Estudo dirigido de tabela e interpretação;
A influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira;
Reconhecimento das variantes linguísticas da língua inglesa;
Reconhecimento da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos)
A primeira página de um jornal e suas manchetes;
Opinião do leitor (localização de informações explicitas e reconhecimento do tema);
Voz passiva, presente e passado;
Pronomes relativos (who, that, which, where);
Conectivos: consequently, when, before;
Expressões com preposições (verbo + preposição, adjetivos + preposição);
Sinonímia, antonímia e definições em palavras cruzadas;
Tempos verbais (futuro e presente);
Organização de um lead (lead paragraphs);
Localização de informações em leads: o quê, quem, quando, onde, como);
Voz passiva, passado, passado contínuo e presente;
Estudo de vocábulos, verbos no presente e passado.

2. Competências e habilidades 

Leitura: localizar e analisar informações específicas em texto, reconhecer seu tema geral e a organização do gênero, antecipar informações em um texto;
Leitura (usar dicionário bilíngue, localizar informações explícitas em um texto); vocabulário (relacionar tópicos a vocabulário pertinente, estudar preposições e seus usos);
Leitura – localizar informação específica em um texto; utilizar passado simples e presente simples; reconhecer palavras que indicam relações de tempo;
Competência escritora e suas habilidades, com levantamento de ideias, organização, seleção de informações, redação de parágrafos, autocorreção de texto e edição final;
Reconhecer a organização de um jornal em seções; inferir sentidos de palavras; relacionar palavras em língua inglesa a suas definições; usar pistas para resolver palavras cruzadas; deduzir uma regra gramatical com base em exemplos e aplica-la em outras situações;
Identificar informações em textos; identificar características de um gênero; inferir significados apoiando-se em pistas e em conhecimentos prévios; produzir um texto, observando as características do gênero;
Relacionar conteúdos a seções de um jornal; identificar as características de um gênero; identificar a opinião do autor; expressar opinião; inferir significados não explícitos em um texto; produzir um texto observando as características do gênero;
Relacionar texto a contexto; analisar características de diferentes construções frasais e relacioná-las a seu uso comunicativo; deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos; aplicar regras em situações de uso.

3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as atividades propostas

Escrita;
Leitura;
Escuta;
Fala.

4. Sequência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua 

Leitura (organização macrotextual): reconhecer o gênero de um texto;
Leitura: localizar informações específicas em um texto;
Leitura (vocabulário): relacionar tópicos a vocabulário pertinente;
Leitura: localizar informações explicitas em um texto;
Leitura: levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las a partir da leitura;
Leitura: identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Escrita: escrever um texto informativo sobre os benefícios de um programa de estudos interculturais;
Leitura e escrita: trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuições para o trabalho em grupo;
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples;
Reconhecer o uso do tempo verbal passado simples;
Leitura: reconhecer os usos de algumas preposições em contexto: go to, stay with, presentations about;
Leitura: reconhecer o uso das palavras during, since, ago;
Reconhecer, em um jornal em língua portuguesa, sua organização em seções;
Relacionar os nomes das seções de um jornal em língua portuguesa aos nomes, em língua inglesa, dessas mesmas seções;
Relacionar conteúdos e manchetes às suas respectivas seções em um jornal;
Deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos;
Aplicar regras em situações uso;
Identificar o gênero de um texto por meio da apreensão de sua organização geral;
Comparar gênero distintos, identificando suas características;
Identificar as características de organização uma de manchete;
Escrever uma manchete, observando suas características de organização;
Escrever manchetes para a primeira página de um jornal de classe  ou da escola;
Inferir significados não explícitos no texto;
Identificar a opinião do autor com base em pistas verbais presentes no texto.

5. Materiais de apoio pedagógico 

Textos indicados no Caderno do Professor;
Dicionário bilíngue;
Bandeiras de países que falam inglês como língua materna;
Jornais em português (laboratório de informática);
Papel sulfite;
Livro didático;
Letra de música- xérox;
Filme de acordo com o caderno do professor;
Pesquisa em sites.

6. Lições de casa previstas 

Pesquisar países e identificar os que falam a língua inglesa e suas bandeiras na internet;
Pesquisa e trabalho em grupo sobre preposições e apresentação.

7. Expectativas de aprendizagem 

  Reconhecer o assunto geral de um texto e as características do gênero tabela;
  Localizar informações em uma tabela;
  Verificar a veracidade de informações a partir da leitura de um texto;
  Verificar a compreensão de vocabulário-chave para a leitura do texto; reconhecer o assunto geral e suas características do gênero de um texto a partir da leitura (skimming);
  Localizar informações específicas especificas  em um em um texto (scanning);
  Reconhecer a relação de significado entre palavras por meio de preposições;
  Compartilhar compreensões e discuti-las a partir da leitura de uma afirmação;
  Reconhecer os usos do passado simples em um texto informativo;
  Reconhecer os usos de linking words em um texto informativo;
  Relacionar conteúdos às suas respectivas seções em um jornal; fazer inferências apoiadas em palavras cognatas;
  Provocar  a reflexão sobre temas abordados na entrevista;
  Relacionar manchetes às suas respectivas seções em um jornal.
 
8. Instrumentos de avaliação 

o Avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
o Apresentação de trabalho em grupo; 
o Produção de texto;
o Prova individual.

9. Propostas de recuperação contínua

Os alunos que apresentarem dificuldades deveram rever a aprendizagem 8; sobre como fatos viram noticias e manchetes. Em seguida deveram estudar trechos abaixo e identificar se são fatos, noticias ou manchetes. Devem, também, indicar em que caderno de um jornal seriam encontrados.

10. Projetos da Pasta, da U.E. e/ou do professor

Visita a sala de leitura e a sala de informática para pesquisa.

11. Referências 

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor de Língua Inglesa. São Paulo, 2014 – 2017..
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Disponível em Learning English: http://www.bbclearningenglish,com Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em CNN: http://edition.cnn.com/ Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em Fox News:<http://www,foxnews,com Acesso em: 20 maio 2013. 
Disponível em : <Thesaurus:<http://thesaurus.com/> Acesso em: 10/03/15.
Disponível em dicionário monolíngue: http://www.ldoceonline.com/. Acesso em: 10/03/15.

sábado, 11 de abril de 2015

PLANO DE ENSINO MÉDIO 2015 - 2ª Serie / 1º Semestre

 
Escola: EE Dr. Edgard de Souza - Aparecida
Disciplina: Língua Inglesa
Ensino Médio  Ano: 2ª Serie    1º Semestre
Situações de Aprendizagem: 1 a 9
Número de aulas previstas: 02 aulas semanais
Professor: Alcione Aparecida Almeida da Costa

1. Conteúdos

Profissionais do cinema e da televisão;
Etapa na produção de um filme;
Formação de palavras por sufixação e prefixação;
O uso de diferentes tempos verbais;
O uso das conjunções (contraste, edição, conclusão e concessão) e dos marcadores sequenciais;
Relações entre cultura e consumo;
Mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagens verbal e não verbal);
Identificação de propagandas de produtos implícitos em filmes;
Inferência de informações ponto de vista e intenções do autor;
O uso dos graus dos adjetivos nas propagandas;
O uso do imperativo;
Estereótipos sociais e preconceitos;
Construção de opinião;
Verbos modais para dar conselho: should, must, might;
Orações condicionais:  tipo 1 e tipo 2
Cinema, literatura e identidade cultural;
O enredo no texto literário e sua adaptação para o cinema;
Organização do texto narrativo;
Identificação e descrição de personagens;
O uso de diferentes tempos verbais;
Discurso direto e indireto;
O uso de linking words (palavras de ligação).

2. Competências e habilidades

Levantamento de hipótese sobre o conteúdo de um texto e leitura para a confirmação, identificação de opinião e inferência de informações;
Localizar informações especificas em um texto; reconhecer características de gêneros e comparar textos, usar o contexto para inferir o significado de palavras desconhecidas;
Localizar informações específicas em um texto (leitura detalhada), comparação, interpretação e construção de opinião a partir de diferentes pontos de vista;
Levantamento de ideias; organização, seleção de informações preparação de rascunho, autocorreção de texto e edição final;
Refletir sobre a relação consumidor-consumo, com base em conhecimento de mundo dos alunos; reconhecer os diferentes veículos de propagandas e quais são mais eficientes onde moram; reconhecer os diferentes veículos de propagandas, suas vantagens e desvantagens; relacionar informações específicas no texto a partir de leitura detalhada;
Identificar o assunto principal do texto; inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; perceber a organização do texto e sua finalidade; reconhecer diferentes objetivos das propagandas; compreender a organização sistêmica de uma propaganda escrita cujo objetivo central é a argumentação com foco em convencer o outro; trabalhar o conhecimento sistêmico expressões avaliativas, uso de comparativo e superlativo para descrever o produto;
Levantamento de ideias; organização e seleção de informações; preparação de rascunho; autocorreção de texto e edição final.

3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as atividades propostas

Escrita;
Leitura;
Escuta;
Fala.

4. Sequência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua

Reconhecer  a organização de uma resenha critica e uma sinopse (organização macrotextual);
Reconhecer a diferença de organização textual entre  uma resenha critica e uma sinopse;
Localizar informações específicas em um texto para construir opinião e fazer avaliação critica;
Localizar informações explícitas em um texto;
Reconhecer o uso de adjetivos formados pela adição de prefixos e sufixos para mostrar opinião;
Reconhecer palavras que mostram uma opinião contrária e palavras que mostram a sequência de acontecimento;
Levantar hipótese sobre o assunto de um  texto e verifica-las com base na leitura;
Identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Elaborar uma resenha crítica;
Reconhecer uma propaganda (organização macrotextual);
Reconhecer o uso dos graus de adjetivos nas propagandas;
Levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las a partir da leitura;
Identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Elaborar uma propaganda e/ou roteiro de anúncio publicitário;
Trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuindo para o trabalho em grupo.

5. Materiais de apoio pedagógico

Textos indicados no Caderno do Professor;
Dicionário bilíngue;
Imagens de pôsteres de filmes ou de propaganda de televisão (nacionais e estrangeiros);
Imagens de revistas sobre cinema/filmes;
Revista e filhotes de propagandas;
Recortes de propagandas de revistas ou jornais;
Jornais em português (laboratório de informática);
Papel sulfite;
Livro didático;
Letra de música- xérox;
Filme de acordo com o caderno do professor;
Pesquisa em sites.

6. Lições de casa previstas

Pesquisar sobre sinopse e resenha e sua diferença;
Pesquisar roteiro de filme e apresentar para a sala.

7. Expectativas de aprendizagem

  Sensibilizar os alunos para o tema de aprendizagem; apresentar vocabulário relativo a gêneros de filmes;
  Apresentar vocabulário relativo a profissionais da área de cinema e  televisão; compreender o assunto principal de um texto;
  Apresentar vocabulário relativo a elementos de uma narrativa (filmes);
  Sensibilizar os alunos para os gêneros que vão ser estudados, apresentar as características da sinopse e da resenha critica de filmes;
  Reconhecer a diferença entre sinopse e resenha critica a partir de leitura rápida;
  Inferir significados de palavras desconhecidas a partir do contexto;
  Localizar informações especificas no texto por meio atenciosa (detailed Reading);
  Estudar o processo de formação de palavras em inglês;
  Inferir o significado de palavras por meio da análise de sua estrutura e comparação com a língua portuguesa;
  Perceber a intencionalidade do texto por meio de análise linguística e de comparação com a língua portuguesa;
  Identificar o uso de palavras de ligação de duas naturezas: as adversidades e as temporais;
  Localizar e interpretar informações em um texto para demonstrar opinião e construir argumentação;
  Produzir uma resenha critica de filme;
  Reconhecer os diferentes veículos de propagandas e quais são os mais eficientes nos locais onde moram;
  Reconhecer os diferentes veículos de propagandas, suas vantagens e desvantagens, localizar informações especificas em um texto; relacionar informações entre textos;
  Localizar informações específicas no texto com base na leitura detalhada; identificar o assunto principal do texto; inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; perceber a organização do texto e sua finalidade;
  Produzir um roteiro de anúncio publicitário para tv.

8. Instrumentos de avaliação

o Avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
o Procedimento formativo, com o acompanhamento dos alunos durante a realização das atividades em sala de aula; registro dos alunos em seus cadernos para posteriores autoavaliação;
o Apresentação de trabalho em grupo;
o Produção de texto;
o Prova individual.

9. Propostas de recuperação contínua

Os alunos que apresentarem dificuldades deveram rever e ler e analisar resenhas e sinopses de diferentes filmes e analisar propaganda de tv ou revistas e fazer uma propaganda ou roteiro de anúncio publicitário.

10. Projetos da Pasta, da U.E. e/ou do professor
Exemplos:
Visita a sala de leitura; assistir filme na sala de video e fazer  pesquisa na sala de informática.

11. Referências

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor de Língua Inglesa. São Paulo, 2014 – 2017..
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Disponível em Learning English: http://www.bbclearningenglish,com Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em :<http://www.bbc.co.uk/film> Acesso em: 17 maio 2013.
Disponível em: http://www.wikihow.com/write-Ads  Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em : <Thesaurus:<http://thesaurus.com/> Acesso em: 10/03/15.
Disponível em dicionário monolíngue: http://www.ldoceonline.com/. Acesso em: 10/03/15.

PLANO DE ENSINO MÉDIO 2015 - 3ª Serie / 1º Semestre

Escola: EE Dr. Edgard de Souza - Aparecida
Disciplina: Língua Inglesa
Ensino Médio   Ano: 3ª Serie    1º Semestre
Situações de Aprendizagem: 1 a 9
Número de aulas previstas: 02 aulas semanais
Professor: Alcione Aparecida Almeida da Costa

1. Conteúdos 

Características do trabalho voluntário;
Trabalho voluntário x emprego;
Habilidade e oportunidades de aprendizagem no trabalho voluntário;
Construção de opinião;
O uso dos tempos verbais: presente e presente perfeito;
As características e a organização de um anúncio;
Identificação das diferentes habilidades solicitadas de um candidato em anúncio de emprego;
A importância da qualificação profissional;
O uso e o significado das abreviações;
Verbos que indicam diferentes habilidades;
Descrição de diferentes profissões e campos de atuação profissional;
A escolha de uma carreira: experiências pessoais e perspectivas;
Construção do curriculum vitae: tipos de currículo;
Características e organização de um currículo;
Etapas no processo de colocação profissional (do anúncio à entrevista);
Edição de currículo (informações pessoais, informação, habilidades e objetivos);
O uso e significado das abreviações;
O uso dos tempos verbais: futuro (will, going to);
O uso dos verbos modais: may, migth;
O uso dos marcadores textuais que indicam opções: either ... or, neither .. nor;
Orações condicionais (tipo 1), passado simples e presente perfeito (retomada).
2. Competências e habilidades 

Reconhecer características dos trabalhos voluntários e das pessoas que realizam esse tipo de trabalho: reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal do texto; localizar informações específicas; inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; ler o texto detalhadamente; revisar o presente simples;
Identificar o assunto principal do texto, sua finalidade de sua organização textual; localizar informações explícitas, inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; relacionar informações entre textos; relacionar o uso de presente perfect tense com ações passadas que são importantes no momento da fala;
Identificar o assunto principal do texto; localizar informações explicitas e inferir significados para compreender a mensagem do texto; discutir a importância e os benefícios da realização de trabalhos voluntários; inferir significados para compreensão do texto; relacionar conhecimentos desenvolvidos a experiências e opiniões pessoais;
Levantamento de ideias; organização, seleção de informações; preparação de rascunho; autocorreção de texto e edição final;
Reconhecer o assunto de um texto por meio de leitura rápida; localizar informações específicas em um texto por meio de leitura detalhada; antecipar o conteúdo de um texto por meio da leitura do título; construir opinião e inferir significados por meio do contexto;
Reconhecer as características de um anúncio de emprego; identificar o leitor-alvo e o suporte; levantar e confirmar hipóteses por meio da leitura de um texto; localizar informações em um texto;
Reconhecer o significado de verbos característicos de anúncios de emprego; categorizá-los e usá-los em contexto; localizar informações específicas em um texto; reconhecer o uso de abreviações em anúncios; refletir sobre a ordem de eventos no processo de busca por um emprego;

3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as atividades propostas

Escrita;
Leitura;
Escuta;
Fala.

4. Sequência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua 

Reconhecer a organização de um texto informativo descritivo e um relato de experiência – testemunhal (organização macrotextual);
Relacionar informações, apoiado em inferências;
Localizar informações explicitas em um texto;
Inferir significados para compreender a mensagem;
Levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las a partir da leitura;
Identificar palavras cognatas para compreender um texto;
Reconhecer os usos do tempo verbal simple presente;
Reconhecer os usos do tempo verbal present perfect;
Elaborar um relato de experiência de voluntariado;
Trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuindo para o trabalho em grupo;
Reconhecer um anúncio de emprego;
Reconhecer o assunto geral de um texto;
Reconhecer o uso de verbos típicos de anúncios de emprego;
Identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Elaborar um anúncio pessoal (fictício ou real) para candidatar-se a emprego;
Trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuindo para o trabalho em grupo;
Reconhecer o significado de abreviações em anúncios de emprego.

5. Materiais de apoio pedagógico
Textos indicados no Caderno do Professor;
Dicionário bilíngue;
Recorte de revista ou desenhos com pessoas fazendo trabalhos voluntários;
Recortes de propagandas de revistas ou jornais;
Jornais em português (laboratório de informática);
Papel sulfite;
Livro didático;
Letra de música- xérox;
Filme de acordo com o caderno do professor;
Pesquisa em sites.

6. Lições de casa previstas 

Pesquisar sobre o que é ser um voluntário;
Elaborar e apresentar um plano voluntário;
Pesquisar e produzir um curriculum em inglês;
Pesquisar em jornais qual o nome da seção que apresenta anúncios de emprego, qual a quantidade de anúncios que aparecem em inglês e para quais profissionais;
Pesquisar onde é possível encontrar anúncio de emprego no local em que os alunos moram: jornais, internet, placas em portas de lojas e empresas, homem-sanduíche, mural da escola, da prefeitura, de alguma ONG, agência de emprego ou órgão público etc.

7. Expectativas de aprendizagem 

  Reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal de um texto e seu suporte;
  Reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal de um texto e  seu suporte;
  Localizar informações explicitas, lendo texto detalhadamente;
  Identificar os usos do presente perfect tense;
  Produzir um relato de experiência de voluntariado;
  Promover a reflexão dos alunos sobre qualidades e habilidades pessoais importantes para o trabalho profissional;
  Personalizar um assunto a partir da leitura de um texto, construindo opinião;
  Confirmar hipóteses por meio de leitura rápida de um texto; localizar informações especificas em um texto;
  Reconhecer abreviações em anúncios de emprego e compreender seus significados e suas formas por extenso.

8. Instrumentos de avaliação 

o Avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
o Procedimento formativo, com o acompanhamento dos alunos durante a realização das atividades em sala de aula; registro dos alunos em seus cadernos para posteriores autoavaliação;
o Apresentação de trabalho em grupo; 
o Produção de texto;
o Prova individual.

9. Propostas de recuperação contínua

Os alunos que apresentarem dificuldades deveram rever o que é ser voluntário, como construir um curriculum em inglês;
10. Projetos da Pasta, da U.E. e/ou do professor

Visita a sala de leitura; assistir filme na sala de video e fazer  pesquisa na sala de informática.



11. Referências 


LERNER, Délia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor de Língua Inglesa. São Paulo, 2014 – 2017..
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Disponível em Learning English: http://www.bbclearningenglish,com Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em :<http://www.bbc.co.uk/film> Acesso em: 17 maio 2013.
Disponível em: Global Volunteer Network http://www.volunteer.org.nz/costarica/feedback.php. Acesso em:24 set. 2012.
Disponível em: UNITED NATIONS VOLUNTEER http://www.unv.org/ Acesso em: 24 set. 2012.
Disponível em: http://www.pbs.org/newshour/aboutus/openings/?id=4 Acesso em: 06 nov. 2012.
Disponível em: http://www.wikihow.com/write-Ads  Acesso em: 20 maio 2013. 
Disponível em : <Thesaurus:<http://thesaurus.com/> Acesso em: 10/03/15.
Disponível em dicionário monolíngue: http://www.ldoceonline.com/. Acesso em: 10/03/15.