Os símbolos na literatura


Símbolos e seus significados
“Interpretar os símbolos, é dar vida ao imaginário é adentrar ao mundo do desconhecido, ou seja, o significante reproduz significado ” Costa, Alcione. A. A. da

Algumas obras Ocidentais como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci; A divina Comédia de Dante Alighieri entre outros podemos constatar que os símbolos e os significados fazem parte da vida do homem, até mesmo desde a pré história, onde o homem mesmo antes de saber escrever se comunicava através de símbolos como desenhos ou deixava sua mensagem através de rastro como pegadas entre outras. Porém, já nas obras, parecem guardar significados mais ocultos por seus autores que só são revelados por aqueles a qual tem um domínio da linguagem secreta.
“Segundo o pesquisador norte-americano Ignace J. Gelb, Kipling não seria o inventor dessa forma de comunicação. Mensagens em forma de trouxas contendo os objetos mais variados, aliás, seriam uma antiquíssima maneira de trocar informações e de transmitir pensamentos, muito comum em certas partes do mundo. Em seu livro The History of writing (“ A História da Escrita”), de 1952, relata a história de uma jovem do Turquestão oriental, que mandou uma dessas mensagens; que se consiste de um pouco de chá, uma folha de erva, um fruto vermelho, um pedaço de carvão, uma flor, um torrão de açúcar, um seixo, uma pena de falcão e uma noz. Embora o conjunto nada significasse aos olhos dos ocidentais de Gelb, o namorado que mandou o recado entende-o perfeitamente.” Pag.5 Rosa, M. C. Amaral de (dicionário de símbolo)
Na cultura a qual os dois pertenciam, aquela mensagem significava: “Não posso mais beber chá, estou pálido como uma erva, sem você. Fico vermelha ao pensar em você. Meu coração queima feito um carvão. Você é belo como uma flor e doce como açúcar; mas será uma pedra o seu coração? Eu voaria para você, se tivesse asas. Sou sua, como uma noz em sua mão” Gelb, notou, então, que para apreender o significado de mensagens semelhantes àquela, seria necessário olhar para os objetos que as compunham muito além das aparências – hábito não devidamente cultivado, em nossa cultura. Pag.5 Rosa, M. C. Amaral de (dicionário de símbolo). Para que possamos entender melhor os símbolos e os significados precisamos ter um olhar diferenciado, ou seja, precisamos a apreender ler ou entender o que não esta explicita dessa forma o homem busca seus significados.