quinta-feira, 20 de março de 2014

Plano de ensino semestral. 1ª series/Ensino Médio - 2014


PLANO DE ENSINO SEMESTRAL
PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÂO PAULO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
ANO/SÉRIE: 1ª series/ Ensino Médio - 2014
PROFESSORA: Alcione Aparecida Almeida da Costa


CONTEÚDOS GERAIS:

Ø  Estratégias de pré-leitura;
Ø  Estruturação da atividade escrita;
Ø  Elaboração de projetos de texto;
Ø  Construção linguística da superfície textual;
Ø  Análise estilístico;
Ø  Construção da textualidade;
Ø  Identificação das palavras e ideias – chave em um texto;
Ø  Intencionalidade comunicativa;
Ø  Comunicação – linguagem e interação;
Ø  Texto expositivo;
Ø  Texto informativo;
Ø  A língua e a constituição psicossocial do individuo;
Ø  Lusofonia;
Ø  A literatura na sociedade atual;
Ø  Mídia.

HABILIDADES
§  Relacionar linguagem verbal com linguagem não verbal; reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam os textos expositivos, apropriando-se deles no processo de construção do sentido; reconhecer diferentes elementos internos e externos que estruturam a noticia informativa (texto informativo), apropriando-se deles no processo de construção do sentido; identificar, pela comparação, as principais diferenças e semelhanças entre os textos informativos e os expositivos.
§  Analisar e produzir textos informativos, elaborar e produzir textos expositivos; identificar ideias-chave; expressar-se oralmente, respeitando a tomada de turno; valorizar a riqueza expressiva e o patrimônio social da língua portuguesa.
§  Localizar ideias-chave; concatenar ideias-chave na elaboração de uma síntese.
§  Localizar ideias-chave em texto em verso e prosa; relacionar textos de gêneros diferentes, aproximados pelo mesmo tema; valorizar o turno no processo dialógico de expressão oral.
§  Distinguir poema de poesia; relacionar textos visuais com textos literários; analisar textos literários; relacionar o uso da norma-padrão às diferentes esferas de atividade social.
§  Analisar textos literários; dominar estratégias da narrativa literária; expressar opiniões pessoais.
§  Projetar atividades futuras envolvendo a linguagem; relacionar linguagens verbais e não verbais, possibilitando transmitir conteúdos que revelem posicionamento critico e social; relacionar textos visando encontrar entre eles a intertextualidade temática; construir expectativas de progressão textual; elaborar estratégias de leitura e produção de textos expositivos; desenvolver e valorizar expectativas de leitura.
§  Relacionar linguagens verbais e não verbais, possibilitando a transmissão de conteúdos que revelem intenções comunicativas; preocupar-se com a coesão e coerência em texto; desenvolver estratégias de argumentação; desenvolver e valorizar expectativas de leitura; projetar textos e atividades.
§  Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e politico; desenvolver estratégias de leitura de texto literário; inferir tese, tema ou assunto principal em um texto; relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras criticas em diferentes situações; compreender a literatura como sistema social em que se concretizem valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional; projetar texto narrativo.
§  Reconhecer características básicas do texto dramático teatral; desenvolver estratégias de leitura e produção do texto literário; desenvolver habilidades de argumentação; identificar o valor estilístico do verbo (Pretérito do Indicativo) em textos literários; compreender a linguagem verbal como realização cotidiana em circulação social por meio de gêneros textuais; compreender a literatura como sistema social em que concretizam-se valores sociais e humanos.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

*      Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a participação e conhecimento de conteúdo e estratégias por parte do professor; uso de recursos audiovisuais; valorização do cotidiano escolar e de um aprendizado ativo e centrado na reflexão e no fazer.
*      Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor; uso de recurso audiovisual; valorização da realidade local e do aprendizado como elaboração processual e contínua.
*      Valorização da realidade local e social do aluno, como ponto de partida e chegada para todo questionamento didático; aula interativa; com a participação dialógica do aluno, com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor; uso de recursos audiovisuais.
*      Localizar ideias-chave em textos em verso e prosa; relacionar textos de gêneros diferentes, aproximados pelo mesmo tema; valorizar o turno no processo dialógico expressão oral.
*      Atitude didática voltada para o desenvolvimento dialógico do aluno visando à construção cultural no processo de ensino-aprendizagem e ao desenvolvimento criativo de competências e habilidades na língua materna; valorização das atitudes de fala e escuta.
*      Atitude de escuta e de processo; valorização do aprendizado processual do aluno relativo às questões que associam gosto a conhecimentos específicos; valorização do patrimônio literário, em diálogo com a realidade vivida pelo aluno.
*      Aula interativa, com a participação dialógica do aluno e com a preparação e o conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor; preparação de exposição de fotojornalismo a partir da construção gradual do conceito, por meio de discussão e sistematização dos temas discutidos.
*      Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com o desenvolvimento de conteúdos a partir de estratégias específicas do professor; preparação da divulgação da exposição de fotojornalismo.
*      Aula interativa, com a participação dialógica do aluno, com o desenvolvimento de conteúdos a partir de estratégias especificas do professor, atividades individuais e em grupos; discussões orais.
*      Aula interativa, com a participação dialógica de aluno, com o desenvolvimento de conteúdos a partir de estratégias específicas do professor, contrastar o mesmo tema em diferentes textos e discuti-o, por meio de perguntas e respostas orais; analisar textos teóricos que tratam do assunto abordado, permitindo familiarizar o aluno com a linguagem própria do texto acadêmico.

MATERIAS DE APOIO:
Livro didático (Maia Volume ÚNIICO); dicionários, textos diversificados, etc.

INSTRUMENTOS DE AVALIÇÃO:
Prova, trabalho, autoavaliação, seminário e exercício para nota.

ALTERAÇÕES DOS CONTEÚDOS GERAIS:
Segue proposta curricular do Estado de São Paulo e acréscimo quando necessário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário