sábado, 2 de maio de 2015

PLANO DE ENSINO MÉDIO 2015 - EJA / 1º Termo

Escola: EE Prof. Francisco de Paula Santos
Disciplina: Língua Inglesa
Ensino Médio / EJA  Ano: 1º Termo/Turma: A
Número de aulas previstas: 02 aulas semanais
Professor: Alcione Aparecida Almeida da Costa

1. Conteúdos

Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como língua materna;
Estudo dirigido de tabela e interpretação;
A influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira;
Reconhecimento das variantes linguísticas da língua inglesa;
Letra de música (what a wonderfull word);
Revisão de números, cores e horas;
Textos diversificados para roda de conversa e explicação;
Opinião do leitor (localização de informações explicitas e reconhecimento do tema);
Verbo To Be presente (afirmative and negative);
Verbo can (affirmative and negative);
Pronomes relativos (who, that, which, where);
Conectivos: consequently, when, before;
Expressões com preposições (verbo + preposição, adjetivos + preposição);
Sinonímia, antonímia e definições em palavras cruzadas;
Estudo de vocábulos (adjetivos) Good and Evil;
Localização de informações em leads: o quê, quem, quando, onde, como); Pronomes interrogativos;
Estudo de vocábulos, verbos no presente e passado.

2. Competências e habilidades

Leitura: localizar e analisar informações específicas em texto, reconhecer seu tema geral e a organização do gênero, antecipar informações em um texto;
Leitura (usar dicionário bilíngue, localizar informações explícitas em um texto); vocabulário (relacionar tópicos a vocabulário pertinente, estudar preposições e seus usos);
Leitura – localizar informação específica em um texto; utilizar passado simples e presente simples; reconhecer palavras que indicam relações de tempo;
Competência escritora e suas habilidades, com levantamento de ideias, organização, seleção de informações, redação de parágrafos, autocorreção de texto e edição final;
Identificar informações em textos; identificar características de um gênero; inferir significados apoiando-se em pistas e em conhecimentos prévios; produzir um texto, observando as características do gênero;
Relacionar conteúdos a seções de um jornal e revista identificar as características de um gênero; identificar a opinião do autor; expressar opinião; inferir significados não explícitos em um texto; produzir um texto observando as características do gênero;
Relacionar texto a contexto; analisar características de diferentes construções frasais e relacioná-las a seu uso comunicativo; deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos; aplicar regras em situações de uso.

3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as atividades propostas

Escrita;
Leitura;
Escuta;
Fala.

4. Sequência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua

Leitura (organização macrotextual): reconhecer o gênero de um texto;
Leitura: localizar informações específicas em um texto;
Leitura (vocabulário): relacionar tópicos a vocabulário pertinente;
Leitura: localizar informações explicitas em um texto;
Leitura: levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las a partir da leitura;
Leitura: identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Leitura e escrita: trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuições para o trabalho em grupo;
Reconhecer a escrita e produzir um texto (Quem sou eu?);
Reconhecer o verbo CAN como um verbo usado para expressar habilidades;
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples;
Leitura: reconhecer os usos de algumas preposições em contexto: go to, stay with, presentations about;
Relacionar os nomes das seções de um jornal em língua portuguesa aos nomes, em língua inglesa, dessas mesmas seções;
Identificar o gênero de um texto por meio da apreensão de sua organização geral;
Comparar gênero distintos, identificando suas características;
Identificar a opinião do autor com base em pistas verbais presentes no texto.

5. Materiais de apoio pedagógico

Textos indicados no Caderno do Professor;
Livro didático It Fits;
Revista com imagem de pessoas famosas;
Dicionário bilíngue;
Bandeiras de países que falam inglês como língua materna;
Papel sulfite;
Letra de música- xérox;
Pesquisa em sites.

6. Expectativas de aprendizagem

  Reconhecer o assunto geral de um texto e as características do gênero tabela;
  Localizar informações em uma tabela;
  Verificar a veracidade de informações a partir da leitura de um texto;
  Verificar a compreensão de vocabulário-chave para a leitura do texto; reconhecer o assunto geral e suas características do gênero de um texto a partir da leitura (skimming);
  Localizar informações específicas especificas  em um em um texto (scanning);
  Reconhecer a relação de significado entre palavras por meio de preposições;
  Compartilhar compreensões e discuti-las a partir da leitura de uma afirmação;
  Reconhecer os usos do passado simples em um texto informativo;
  Reconhecer os usos de linking words em um texto informativo;
  Relacionar conteúdos às suas respectivas seções em um jornal e revista; fazer inferências apoiadas em palavras cognatas;
  Provocar a reflexão sobre temas abordados na letra de música;

7. Instrumentos de avaliação

o Avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
o Produção de texto;
o Prova individual.

9. Propostas de recuperação contínua

Os alunos que apresentarem dificuldades deveram rever a matéria estudada por meio de revisão e pesquisa orientada pelo professor.

11. Referências

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor de Língua Inglesa. São Paulo, 2014 – 2017..
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
São Paulo: Edições SM, 2012. _(It fits;1);
Disponível em Learning English: http://www.bbclearningenglish,com Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em Fox News:<http://www,foxnews,com Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em : <Thesaurus:<http://thesaurus.com/> Acesso em: 10/03/15.
Disponível em dicionário monolíngue: http://www.ldoceonline.com/. Acesso em: 10/03/15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário