domingo, 12 de abril de 2015

PROJETO: Drogas licitas e ilicitas


Projeto CLICK EDUCAÇÃO – Lorena já é Futuro
Secretaria da Educação de Lorena em Parceria
Planeta Educação

PROJETO INTERDISCIPLINAR – INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Escola: E.M CAIC
Gestora: Hilda Gonçalves                    
Vice-Gestora: Luciane Adeu
Tema: Drogas licitas e ilicitas
Público Alvo: Ensino Fundamental II – 6º ano ao 9º ano
Ano: 2013

Professores envolvidos:
1) André - Disciplina: Ciências
2) Alcione Costa- Disciplina: Língua Inglesa
3) Monique - Disciplina: Geografia

Mediadora da Informática Educacional: Suellen Fernandes

 OBJETIVO GERAL

 Promover por meio de projeto interdisciplinar um trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso droga na escola.

Objetivos:
Informar sobre os perigos das drogas e seus efeitos na família, escola e sociedade;
• Auxiliar a Escola a tornar-se um espaço capaz de contribuir com a formação transdisciplinar dos educandos, visando torná-los aptos a resistir às propostas desviantes através de uma visão crítica sobre as drogas;
• Facilitar a construção da autoestima da população participante, através da proposta de um programa criativo e participativo de prevenção ao uso indevido das drogas;
• Sensibilizar a escola/alunos para tornar-se parceira na formação pessoal,  através de várias atividades pedagógicas baseadas nos valores humanos;
• Proporcionar uma metodologia transdisciplinar através das Oficinas;
Por meio de roda de conversa fazer com que o aluno reflita sobre; sua postura diante do mundo das drogas, sendo ela licita ou ilícita.
Justificativa:

Para que haja interação do aluno com a escola; deve-se criar estratégias, que possam envolver toda sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. A “Educação Antidrogas” é um tema transversal e multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa questão deve se dar de forma integrada entre as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.
Os professores e todos os demais funcionários devem se envolver, trazendo as diversas instituições públicas e entidades da sociedade civil para dentro da Escola, de modo a ocorrer integração das políticas educacionais com as demais políticas públicas que visam reduzir os danos sociais, à saúde e à vida causados pelo consumo, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de bebidas alcoólicas, fumo e entorpecentes.
Esse projeto foi pensada numa visão de inclusão social, prevenção, pautada em princípios humanistas, de respeito ao próximo, de valorização da diversidade social e cultural.
Assim, acreditamos que esse “Projeto/Drogas” irá contribuir  para a formação do educando, no que tange a conscientização e prevenção das drogas licitas e ilícitas.

Atividades Pedagógicas / Desenvolvimento (por área):
Língua Inglesa: Construir e inferir significado a partir do tema gerador Drogas Licitas e Ilicitas.

Atividades Tecnológicas / Desenvolvimento (por área):
Processador de textos: utilizar recursos da barra ou guia de ferramentas; alterar opções da posição da imagem em relação ao texto.
Apresentação Eletrônica: utilizar os recursos da barra ou guia de ferramentas; criar um conjunto de slides.
Planilha Eletrônica: conhecer os diferentes tipos de gráficos e suas finalidades; inserir gráfico; inserir e alterar legendas e rótulos de gráficos.
Kdenlive (editor de vídeo): criar e editar legendas; criar e editar títulos e créditos; adicionar efeitos de transição e de quadro; editar tempo de exibição do quadro  da transição; utilizar efeitos de som; salvar arquivo.
Internet: utilizar a internet para pesquisar assuntos específicos.

Cronograma:
1ª semana – 20 a 24 de maio
Em todas as disciplinas: apresentação do tema e coleta de informações.
2ª semana – 27 a 31 de maio
Língua Inglesa: Procurar vocábulos inglês relacionado as drogas e fazer um organograma.

3ª semana – 03 a 07 de junho
Língua Inglesa: explicar e selecionar vocábulos sobre drogas licitas e ilicitas
4ª semana – 10 a 14 de junho

Língua Inglesa: tradução de textos com a temática “educação drogas”;

5ª semana – 17 a 21 de junho
Língua Inglesa: - traduzir e comparar letras de músicas que falam de problemas sobre drogas;
- propor aos alunos que pesquisem artistas e músicos de língua inglesa que tiveram problemas com abuso de remédios, álcool e drogas.

6ª semana – 24 a 28 de junho
Língua Inglesa: propor aos alunos que pesquisem artistas e músicos de língua inglesa que tiveram problemas com abuso de remédios, álcool e drogas.

Recursos:
Processador de texto (BrOffice Writer);
Apresentação Eletrônica (BrOffice Impress);
Planilha Eletrônica ( BrOffice Calc);
Kdenlive – editor de vídeo;
Internet

Produto Final:
1) Slides;
2) Vídeo (documentário);
3) Apresentação de seminários e/ou teatro;
4) Desenvolvimento de portfólio;
5) Elaboração de cartazes;
6) Palestra com um profissional da área da Saúde. 

Avaliação:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo o desenvolvimento deste projeto, onde os estudantes serão observados quanto ao envolvimento, interesse, participação oral, escrita e prática; assiduidade, habilidade na solução dos problemas propostos, a postura construída diante do novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.

Referência:

SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha para educadores (Série Por dentro do assunto). 2ª edição. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 48p. Disponível em: www.senad.gov.br

SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha para pais de adolescentes (Série Por dentro do assunto). 2ª edição. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Disponível em: www.senad.gov.br

SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Drogas: cartilha para pais de crianças (Série Por dentro do assunto). 2ª edição. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Disponível em: www.senad.gov.br

SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Glossário de álcool e drogas / Tradução e notas: J. M. Bertolote. 2ª edição. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

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