Disciplina: Língua Inglesa
Ensino Médio Ano: 2ª Serie 1º Semestre
Situações de Aprendizagem: 1 a 9
Número de aulas previstas: 02 aulas semanais
Professor: Alcione Aparecida Almeida da Costa
1. Conteúdos
• Profissionais do cinema e da televisão;
• Etapa na produção de um filme;
• Formação de palavras por sufixação e prefixação;
• O uso de diferentes tempos verbais;
• O uso das conjunções (contraste, edição, conclusão e concessão) e dos marcadores sequenciais;
• Relações entre cultura e consumo;
• Mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagens verbal e não verbal);
• Identificação de propagandas de produtos implícitos em filmes;
• Inferência de informações ponto de vista e intenções do autor;
• O uso dos graus dos adjetivos nas propagandas;
• O uso do imperativo;
• Estereótipos sociais e preconceitos;
• Construção de opinião;
• Verbos modais para dar conselho: should, must, might;
• Orações condicionais: tipo 1 e tipo 2
• Cinema, literatura e identidade cultural;
• O enredo no texto literário e sua adaptação para o cinema;
• Organização do texto narrativo;
• Identificação e descrição de personagens;
• O uso de diferentes tempos verbais;
• Discurso direto e indireto;
• O uso de linking words (palavras de ligação).
2. Competências e habilidades
• Levantamento de hipótese sobre o conteúdo de um texto e leitura para a confirmação, identificação de opinião e inferência de informações;
• Localizar informações especificas em um texto; reconhecer características de gêneros e comparar textos, usar o contexto para inferir o significado de palavras desconhecidas;
• Localizar informações específicas em um texto (leitura detalhada), comparação, interpretação e construção de opinião a partir de diferentes pontos de vista;
• Levantamento de ideias; organização, seleção de informações preparação de rascunho, autocorreção de texto e edição final;
• Refletir sobre a relação consumidor-consumo, com base em conhecimento de mundo dos alunos; reconhecer os diferentes veículos de propagandas e quais são mais eficientes onde moram; reconhecer os diferentes veículos de propagandas, suas vantagens e desvantagens; relacionar informações específicas no texto a partir de leitura detalhada;
• Identificar o assunto principal do texto; inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; perceber a organização do texto e sua finalidade; reconhecer diferentes objetivos das propagandas; compreender a organização sistêmica de uma propaganda escrita cujo objetivo central é a argumentação com foco em convencer o outro; trabalhar o conhecimento sistêmico expressões avaliativas, uso de comparativo e superlativo para descrever o produto;
• Levantamento de ideias; organização e seleção de informações; preparação de rascunho; autocorreção de texto e edição final.
3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as atividades propostas
• Escrita;
• Leitura;
• Escuta;
• Fala.
4. Sequência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua
Reconhecer a organização de uma resenha critica e uma sinopse (organização macrotextual);
Reconhecer a diferença de organização textual entre uma resenha critica e uma sinopse;
Localizar informações específicas em um texto para construir opinião e fazer avaliação critica;
Localizar informações explícitas em um texto;
Reconhecer o uso de adjetivos formados pela adição de prefixos e sufixos para mostrar opinião;
Reconhecer palavras que mostram uma opinião contrária e palavras que mostram a sequência de acontecimento;
Levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las com base na leitura;
Identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Elaborar uma resenha crítica;
Reconhecer uma propaganda (organização macrotextual);
Reconhecer o uso dos graus de adjetivos nas propagandas;
Levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las a partir da leitura;
Identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Elaborar uma propaganda e/ou roteiro de anúncio publicitário;
Trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuindo para o trabalho em grupo.
5. Materiais de apoio pedagógico
Textos indicados no Caderno do Professor;
Dicionário bilíngue;
Imagens de pôsteres de filmes ou de propaganda de televisão (nacionais e estrangeiros);
Imagens de revistas sobre cinema/filmes;
Revista e filhotes de propagandas;
Recortes de propagandas de revistas ou jornais;
Jornais em português (laboratório de informática);
Papel sulfite;
Livro didático;
Letra de música- xérox;
Filme de acordo com o caderno do professor;
Pesquisa em sites.
6. Lições de casa previstas
Pesquisar sobre sinopse e resenha e sua diferença;
Pesquisar roteiro de filme e apresentar para a sala.
7. Expectativas de aprendizagem
Sensibilizar os alunos para o tema de aprendizagem; apresentar vocabulário relativo a gêneros de filmes;
Apresentar vocabulário relativo a profissionais da área de cinema e televisão; compreender o assunto principal de um texto;
Apresentar vocabulário relativo a elementos de uma narrativa (filmes);
Sensibilizar os alunos para os gêneros que vão ser estudados, apresentar as características da sinopse e da resenha critica de filmes;
Reconhecer a diferença entre sinopse e resenha critica a partir de leitura rápida;
Inferir significados de palavras desconhecidas a partir do contexto;
Localizar informações especificas no texto por meio atenciosa (detailed Reading);
Estudar o processo de formação de palavras em inglês;
Inferir o significado de palavras por meio da análise de sua estrutura e comparação com a língua portuguesa;
Perceber a intencionalidade do texto por meio de análise linguística e de comparação com a língua portuguesa;
Identificar o uso de palavras de ligação de duas naturezas: as adversidades e as temporais;
Localizar e interpretar informações em um texto para demonstrar opinião e construir argumentação;
Produzir uma resenha critica de filme;
Reconhecer os diferentes veículos de propagandas e quais são os mais eficientes nos locais onde moram;
Reconhecer os diferentes veículos de propagandas, suas vantagens e desvantagens, localizar informações especificas em um texto; relacionar informações entre textos;
Localizar informações específicas no texto com base na leitura detalhada; identificar o assunto principal do texto; inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; perceber a organização do texto e sua finalidade;
Produzir um roteiro de anúncio publicitário para tv.
8. Instrumentos de avaliação
o Avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
o Procedimento formativo, com o acompanhamento dos alunos durante a realização das atividades em sala de aula; registro dos alunos em seus cadernos para posteriores autoavaliação;
o Apresentação de trabalho em grupo;
o Produção de texto;
o Prova individual.
9. Propostas de recuperação contínua
Os alunos que apresentarem dificuldades deveram rever e ler e analisar resenhas e sinopses de diferentes filmes e analisar propaganda de tv ou revistas e fazer uma propaganda ou roteiro de anúncio publicitário.
10. Projetos da Pasta, da U.E. e/ou do professor
Exemplos:
• Visita a sala de leitura; assistir filme na sala de video e fazer pesquisa na sala de informática.
11. Referências
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor de Língua Inglesa. São Paulo, 2014 – 2017..
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Disponível em Learning English: http://www.bbclearningenglish,com Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em :<http://www.bbc.co.uk/film> Acesso em: 17 maio 2013.
Disponível em: http://www.wikihow.com/write-Ads Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em : <Thesaurus:<http://thesaurus.com/> Acesso em: 10/03/15.
Disponível em dicionário monolíngue: http://www.ldoceonline.com/. Acesso em: 10/03/15.
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