Escola: EE Dr. Edgard de Souza - Aparecida
Disciplina: Língua Inglesa
Ensino Médio Ano: 3ª Serie 1º Semestre
Situações de Aprendizagem: 1 a 9
Número de aulas previstas: 02 aulas semanais
Professor: Alcione Aparecida Almeida da Costa
1. Conteúdos
• Características do trabalho voluntário;
• Trabalho voluntário x emprego;
• Habilidade e oportunidades de aprendizagem no trabalho voluntário;
• Construção de opinião;
• O uso dos tempos verbais: presente e presente perfeito;
• As características e a organização de um anúncio;
• Identificação das diferentes habilidades solicitadas de um candidato em anúncio de emprego;
• A importância da qualificação profissional;
• O uso e o significado das abreviações;
• Verbos que indicam diferentes habilidades;
• Descrição de diferentes profissões e campos de atuação profissional;
• A escolha de uma carreira: experiências pessoais e perspectivas;
• Construção do curriculum vitae: tipos de currículo;
• Características e organização de um currículo;
• Etapas no processo de colocação profissional (do anúncio à entrevista);
• Edição de currículo (informações pessoais, informação, habilidades e objetivos);
• O uso e significado das abreviações;
• O uso dos tempos verbais: futuro (will, going to);
• O uso dos verbos modais: may, migth;
• O uso dos marcadores textuais que indicam opções: either ... or, neither .. nor;
• Orações condicionais (tipo 1), passado simples e presente perfeito (retomada).
2. Competências e habilidades
• Reconhecer características dos trabalhos voluntários e das pessoas que realizam esse tipo de trabalho: reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal do texto; localizar informações específicas; inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; ler o texto detalhadamente; revisar o presente simples;
• Identificar o assunto principal do texto, sua finalidade de sua organização textual; localizar informações explícitas, inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto; relacionar informações entre textos; relacionar o uso de presente perfect tense com ações passadas que são importantes no momento da fala;
• Identificar o assunto principal do texto; localizar informações explicitas e inferir significados para compreender a mensagem do texto; discutir a importância e os benefícios da realização de trabalhos voluntários; inferir significados para compreensão do texto; relacionar conhecimentos desenvolvidos a experiências e opiniões pessoais;
• Levantamento de ideias; organização, seleção de informações; preparação de rascunho; autocorreção de texto e edição final;
• Reconhecer o assunto de um texto por meio de leitura rápida; localizar informações específicas em um texto por meio de leitura detalhada; antecipar o conteúdo de um texto por meio da leitura do título; construir opinião e inferir significados por meio do contexto;
• Reconhecer as características de um anúncio de emprego; identificar o leitor-alvo e o suporte; levantar e confirmar hipóteses por meio da leitura de um texto; localizar informações em um texto;
• Reconhecer o significado de verbos característicos de anúncios de emprego; categorizá-los e usá-los em contexto; localizar informações específicas em um texto; reconhecer o uso de abreviações em anúncios; refletir sobre a ordem de eventos no processo de busca por um emprego;
3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as atividades propostas
• Escrita;
• Leitura;
• Escuta;
• Fala.
4. Sequência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua
Reconhecer a organização de um texto informativo descritivo e um relato de experiência – testemunhal (organização macrotextual);
Relacionar informações, apoiado em inferências;
Localizar informações explicitas em um texto;
Inferir significados para compreender a mensagem;
Levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las a partir da leitura;
Identificar palavras cognatas para compreender um texto;
Reconhecer os usos do tempo verbal simple presente;
Reconhecer os usos do tempo verbal present perfect;
Elaborar um relato de experiência de voluntariado;
Trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuindo para o trabalho em grupo;
Reconhecer um anúncio de emprego;
Reconhecer o assunto geral de um texto;
Reconhecer o uso de verbos típicos de anúncios de emprego;
Identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Elaborar um anúncio pessoal (fictício ou real) para candidatar-se a emprego;
Trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuindo para o trabalho em grupo;
Reconhecer o significado de abreviações em anúncios de emprego.
5. Materiais de apoio pedagógico
Textos indicados no Caderno do Professor;
Dicionário bilíngue;
Recorte de revista ou desenhos com pessoas fazendo trabalhos voluntários;
Recortes de propagandas de revistas ou jornais;
Jornais em português (laboratório de informática);
Papel sulfite;
Livro didático;
Letra de música- xérox;
Filme de acordo com o caderno do professor;
Pesquisa em sites.
6. Lições de casa previstas
Pesquisar sobre o que é ser um voluntário;
Elaborar e apresentar um plano voluntário;
Pesquisar e produzir um curriculum em inglês;
Pesquisar em jornais qual o nome da seção que apresenta anúncios de emprego, qual a quantidade de anúncios que aparecem em inglês e para quais profissionais;
Pesquisar onde é possível encontrar anúncio de emprego no local em que os alunos moram: jornais, internet, placas em portas de lojas e empresas, homem-sanduíche, mural da escola, da prefeitura, de alguma ONG, agência de emprego ou órgão público etc.
7. Expectativas de aprendizagem
Reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal de um texto e seu suporte;
Reconhecer marcas do gênero textual; identificar o assunto principal de um texto e seu suporte;
Localizar informações explicitas, lendo texto detalhadamente;
Identificar os usos do presente perfect tense;
Produzir um relato de experiência de voluntariado;
Promover a reflexão dos alunos sobre qualidades e habilidades pessoais importantes para o trabalho profissional;
Personalizar um assunto a partir da leitura de um texto, construindo opinião;
Confirmar hipóteses por meio de leitura rápida de um texto; localizar informações especificas em um texto;
Reconhecer abreviações em anúncios de emprego e compreender seus significados e suas formas por extenso.
8. Instrumentos de avaliação
o Avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
o Procedimento formativo, com o acompanhamento dos alunos durante a realização das atividades em sala de aula; registro dos alunos em seus cadernos para posteriores autoavaliação;
o Apresentação de trabalho em grupo;
o Produção de texto;
o Prova individual.
9. Propostas de recuperação contínua
Os alunos que apresentarem dificuldades deveram rever o que é ser voluntário, como construir um curriculum em inglês;
10. Projetos da Pasta, da U.E. e/ou do professor
• Visita a sala de leitura; assistir filme na sala de video e fazer pesquisa na sala de informática.
11. Referências
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor de Língua Inglesa. São Paulo, 2014 – 2017..
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Disponível em Learning English: http://www.bbclearningenglish,com Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em :<http://www.bbc.co.uk/film> Acesso em: 17 maio 2013.
Disponível em: Global Volunteer Network http://www.volunteer.org.nz/costarica/feedback.php. Acesso em:24 set. 2012.
Disponível em: UNITED NATIONS VOLUNTEER http://www.unv.org/ Acesso em: 24 set. 2012.
Disponível em: http://www.pbs.org/newshour/aboutus/openings/?id=4 Acesso em: 06 nov. 2012.
Disponível em: http://www.wikihow.com/write-Ads Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em : <Thesaurus:<http://thesaurus.com/> Acesso em: 10/03/15.
Disponível em dicionário monolíngue: http://www.ldoceonline.com/. Acesso em: 10/03/15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário