domingo, 12 de abril de 2015

PLANO DE ENSINO MÉDIO 2015 - 1ª Serie / 1º Semestre

 
Escola: EE Dr. Edgard de Souza - Aparecida
Disciplina: Língua Inglesa
Ensino Médio Ano: 1ª Serie   1º Semestre
Situações de Aprendizagem: 1 a 9
Número de aulas previstas: 02 aulas semanais
Professor: Alcione Aparecida Almeida da Costa

1. Conteúdos 

Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como  língua materna;
Estudo dirigido de tabela e interpretação;
A influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira;
Reconhecimento das variantes linguísticas da língua inglesa;
Reconhecimento da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos)
A primeira página de um jornal e suas manchetes;
Opinião do leitor (localização de informações explicitas e reconhecimento do tema);
Voz passiva, presente e passado;
Pronomes relativos (who, that, which, where);
Conectivos: consequently, when, before;
Expressões com preposições (verbo + preposição, adjetivos + preposição);
Sinonímia, antonímia e definições em palavras cruzadas;
Tempos verbais (futuro e presente);
Organização de um lead (lead paragraphs);
Localização de informações em leads: o quê, quem, quando, onde, como);
Voz passiva, passado, passado contínuo e presente;
Estudo de vocábulos, verbos no presente e passado.

2. Competências e habilidades 

Leitura: localizar e analisar informações específicas em texto, reconhecer seu tema geral e a organização do gênero, antecipar informações em um texto;
Leitura (usar dicionário bilíngue, localizar informações explícitas em um texto); vocabulário (relacionar tópicos a vocabulário pertinente, estudar preposições e seus usos);
Leitura – localizar informação específica em um texto; utilizar passado simples e presente simples; reconhecer palavras que indicam relações de tempo;
Competência escritora e suas habilidades, com levantamento de ideias, organização, seleção de informações, redação de parágrafos, autocorreção de texto e edição final;
Reconhecer a organização de um jornal em seções; inferir sentidos de palavras; relacionar palavras em língua inglesa a suas definições; usar pistas para resolver palavras cruzadas; deduzir uma regra gramatical com base em exemplos e aplica-la em outras situações;
Identificar informações em textos; identificar características de um gênero; inferir significados apoiando-se em pistas e em conhecimentos prévios; produzir um texto, observando as características do gênero;
Relacionar conteúdos a seções de um jornal; identificar as características de um gênero; identificar a opinião do autor; expressar opinião; inferir significados não explícitos em um texto; produzir um texto observando as características do gênero;
Relacionar texto a contexto; analisar características de diferentes construções frasais e relacioná-las a seu uso comunicativo; deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos; aplicar regras em situações de uso.

3. Habilidades esperadas para que os alunos desenvolvam as atividades propostas

Escrita;
Leitura;
Escuta;
Fala.

4. Sequência das atividades de ensino-aprendizagem e avaliação contínua 

Leitura (organização macrotextual): reconhecer o gênero de um texto;
Leitura: localizar informações específicas em um texto;
Leitura (vocabulário): relacionar tópicos a vocabulário pertinente;
Leitura: localizar informações explicitas em um texto;
Leitura: levantar hipótese sobre o assunto de um texto e verifica-las a partir da leitura;
Leitura: identificar palavras cognatas ou emprestadas da língua inglesa para compreender um texto;
Escrita: escrever um texto informativo sobre os benefícios de um programa de estudos interculturais;
Leitura e escrita: trabalhar em equipe, assumindo funções e contribuições para o trabalho em grupo;
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples;
Reconhecer o uso do tempo verbal passado simples;
Leitura: reconhecer os usos de algumas preposições em contexto: go to, stay with, presentations about;
Leitura: reconhecer o uso das palavras during, since, ago;
Reconhecer, em um jornal em língua portuguesa, sua organização em seções;
Relacionar os nomes das seções de um jornal em língua portuguesa aos nomes, em língua inglesa, dessas mesmas seções;
Relacionar conteúdos e manchetes às suas respectivas seções em um jornal;
Deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos;
Aplicar regras em situações uso;
Identificar o gênero de um texto por meio da apreensão de sua organização geral;
Comparar gênero distintos, identificando suas características;
Identificar as características de organização uma de manchete;
Escrever uma manchete, observando suas características de organização;
Escrever manchetes para a primeira página de um jornal de classe  ou da escola;
Inferir significados não explícitos no texto;
Identificar a opinião do autor com base em pistas verbais presentes no texto.

5. Materiais de apoio pedagógico 

Textos indicados no Caderno do Professor;
Dicionário bilíngue;
Bandeiras de países que falam inglês como língua materna;
Jornais em português (laboratório de informática);
Papel sulfite;
Livro didático;
Letra de música- xérox;
Filme de acordo com o caderno do professor;
Pesquisa em sites.

6. Lições de casa previstas 

Pesquisar países e identificar os que falam a língua inglesa e suas bandeiras na internet;
Pesquisa e trabalho em grupo sobre preposições e apresentação.

7. Expectativas de aprendizagem 

  Reconhecer o assunto geral de um texto e as características do gênero tabela;
  Localizar informações em uma tabela;
  Verificar a veracidade de informações a partir da leitura de um texto;
  Verificar a compreensão de vocabulário-chave para a leitura do texto; reconhecer o assunto geral e suas características do gênero de um texto a partir da leitura (skimming);
  Localizar informações específicas especificas  em um em um texto (scanning);
  Reconhecer a relação de significado entre palavras por meio de preposições;
  Compartilhar compreensões e discuti-las a partir da leitura de uma afirmação;
  Reconhecer os usos do passado simples em um texto informativo;
  Reconhecer os usos de linking words em um texto informativo;
  Relacionar conteúdos às suas respectivas seções em um jornal; fazer inferências apoiadas em palavras cognatas;
  Provocar  a reflexão sobre temas abordados na entrevista;
  Relacionar manchetes às suas respectivas seções em um jornal.
 
8. Instrumentos de avaliação 

o Avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
o Apresentação de trabalho em grupo; 
o Produção de texto;
o Prova individual.

9. Propostas de recuperação contínua

Os alunos que apresentarem dificuldades deveram rever a aprendizagem 8; sobre como fatos viram noticias e manchetes. Em seguida deveram estudar trechos abaixo e identificar se são fatos, noticias ou manchetes. Devem, também, indicar em que caderno de um jornal seriam encontrados.

10. Projetos da Pasta, da U.E. e/ou do professor

Visita a sala de leitura e a sala de informática para pesquisa.

11. Referências 

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola – o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor de Língua Inglesa. São Paulo, 2014 – 2017..
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Disponível em Learning English: http://www.bbclearningenglish,com Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em CNN: http://edition.cnn.com/ Acesso em: 20 maio 2013.
Disponível em Fox News:<http://www,foxnews,com Acesso em: 20 maio 2013. 
Disponível em : <Thesaurus:<http://thesaurus.com/> Acesso em: 10/03/15.
Disponível em dicionário monolíngue: http://www.ldoceonline.com/. Acesso em: 10/03/15.

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